quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Qual é o proveito de deixar tudo por amor a Cristo

Há muitas perspectivas sobre deixar tudo e mudar de vida. Muitos fazem-nos sem ser para agradar a Cristo. 
No nosso caso, e para não correr o risco de mentir, no meu caso, o que foi bom nesta experiência de deixar um emprego estável num grande companhia para ir aprender mais da Palavra de Deus e aprender a Servir melhor?
Deixar tudo, perder pontos neste mundo é talvez a experiência que mais nos pode levar a uma situação que revele, afinal, quem nós somos e em quem contamos para avançar.
Alguns vêm os empregos, as contas bancárias e os bens  como o garante da saúde da sua alma(não que eu não seja assim muitas vezes! Infelizmente). Quando deixas tudo, percebes muito melhor a Bíblia e os sermões de Jesus Cristo. De repente tudo faz mais sentido. Não é preciso ler livros e livros para perceber que a prática é "tudo", desde que nunca abandonemos a Palavra.
Ir estudar para a Suiça enfraqueceu-me, tornou-me vulnerável, dependente de Deus, dependente dos outros mas não no sentido em que há uma espera, uma expectativa, é simplesmente que sabemos que Deus terá de mexer com alguém para levarmos o nosso barco à bom porto pois já não temos mais nada para dar.
A fé Nele era a garantia mas não me garantiu um estado de super espiritualidade, muito pelo contrário, os meus podres e fraquezas sobressaíam como nunca perante os desafios para os quais eu não tinham garantias de ser capaz de ultrapassar.
Conheci realidades e pessoas que não poderia conhecer onde vivia. Pessoas que não têm nada há muito tempo mas têm tudo. Pessoas que têm tudo mas consideram isso como esterco. Pessoas que aguentam situações de muita pressão e que poderiam estar "bem na vida" mas não estão! Porquê? por amor a Deus e ao Homem.
Conheci outras mentalidades. Percebi que tudo não tem de ser como é. Que ter fé não é ser fatalista! Percebi que os títulos não querem dizer nada se não forem acompanhados de sentido. Descobri que quando não há posses, uma tarde de marcha, umas bolachas e um chá podem dar toda a felicidade do mundo e ainda podem ser partilhadas com alegria com mais umas quantas pessoas.
Descobri toda a miséria do ser humano sem Deus dentro e fora da igreja institucional. Percebi que Cristo tem de viver em nossos corações mesmo. 
Também entendi que a cultura na qual vivemos tem muita influência na nossa maneira de pensar! A nossa cultura nos cega em muitas áreas mas temos a tendência de só condenar a cultura dos "outro". Percebi que havia imensa coisa boa na cultura Suiça, se calhar, se não fosse a minha paixão por Portugal, teria ficado por lá pois o sentido das coisas serem como são e devem ser torna-se quase oxigénio para o cérebro ao fim de alguns meses.
Conheci a história de povos pelos quais eu não teria o mínimo interesse e descobri que esses povos fizeram muito pelo meu sem que eu disso tivesse a mínima noção.
Viajar com Cristo, não viajar por viajar, Ir e fazer discípulos é a melhor maneira de passar a progressivamente ser um!

Sem comentários:

Enviar um comentário